Notícias

Comunicado DPAI/ACAP (Crise COVID 19)

A associação que regula o nosso setor a ACAP divulgou um comunicado em relação ao funcionamento das empresas do nosso setor nesta altura de crise. 

Aqui fica o comunicado na íntegra:
 
Caros Associados,
Vivemos um momento critico, de grande incerteza, com impactos que neste momento não conseguimos prever, com a rápida disseminação do COVID-19.
O Sector Automóvel é fundamental para a economia portuguesa, pelas receitas fiscais, pelo emprego. É também um sector no qual prevalecem as PMEs e microempresas, empresas familiares.
Desde o primeiro minuto, a DPAI está a trabalhar, no seio da ACAP, num conjunto de medidas de apoio especifico para o nosso Sector, incluindo para a actividade do pós-venda automóvel.
Ontem foi enviado um comunicado aos Orgãos de Comunicação Social no qual se solicitava ao Governo  que fossem tomadas medidas urgentes, tais como, a criação de uma linha de crédito específica para as empresas deste sector, alteração do regime de lay-off, de modo a permitir o acesso imediato a este regime para as empresas que tenham tido uma quebra de facturação superior a 40% nos últimos trinta dias, ou comparativamente com a do mês homólogo do ano anterior e deveria, ainda, resultar claro deste regime a possibilidade de lay-off parcial, assim como, a alteração do regime de férias de modo a permitir, desde já, a sua marcação .
Em carta ontem enviada ao Sr. Ministro da Economia, a ACAP exigiu que, ao ser declarado o estado de emergência no país, o que veio a verificar-se ontem,  o sector de assistência e reparação automóvel, assim como a venda de peças e acessórios,  fossem considerados sectores essenciais e para, assim, poderem continuar a funcionar.
Acabamos de ter conhecimento de que o Governo atendeu às propostas da ACAP, sendo que os estabelecimentos de comércio de peças para veículos automóveis e motas, assim como os serviços de manutenção e reparação destes veículos, poderão continuar abertos e em funcionamento, acrescendo a estes o comércio a grosso, e a prestação de serviços entre operadores económicos.
Aproveitamos para salientar que a Comissão de Mobilidade da DPAI/ACAP, acaba de divulgar um folheto informativo, que poderão consultar no final desta comunicação, a título recordatório, para apoiar as oficinas, quer na adaptação às medidas preventivas de propagação do vírus, quer no acesso às medidas de apoio que a ACAP tem vindo a divulgar.
Por último, lançámos hoje um inquérito junto dos associados, para podermos acompanhar o impacto da actual conjuntura económica, resultante do surto COVID-19, na actividade das empresas e no seu volume de negócios.
Os  serviços da ACAP, continuarão a manter o apoio aos associados, em regime de rotatividade e em respeito às medidas impostas pelo Governo.
Folheto Comissão da Mobilidade DPAI/ACAP
“PREVENIR ESCLARECER E APOIAR É FUNDAMENTAL NESTE ESTADO DE EMERGÊNCIA”

Consulte aqui 

Joaquim Candeias, Presidente da DPAI/ACAP

20/03/2020


Subscreva a nossa newsletter

Subscreva a nossa newsletter e mantenha-se a par das novidades