News

Comunicado DPAI/ACAP (Crise COVID 19)

A associação que regula o nosso setor a ACAP divulgou um comunicado em relação ao funcionamento das empresas do nosso setor nesta altura de crise. 

Aqui fica o comunicado na íntegra:

O setor automóvel é fundamental para a economia portuguesa. Pelas receitas fiscais, pelo emprego. É, também, um setor no qual prevalecem as PME e microempresas, muitas organizações familiares.

Desde o primeiro minuto, a DPAI está a trabalhar, no seio da ACAP, num conjunto de medidas de apoio específico para o setor, incluindo para a atividade do pós-venda automóvel.

Ontem, a ACAP enviou um comunicado ao Jornal das Oficinas no qual solicitava ao Governo que fossem tomadas medidas urgentes, tais como a criação de uma linha de crédito específica para as empresas deste setor, alteração do regime de lay-off, de modo a permitir o acesso imediato a ele para as empresas que tenham tido uma quebra de faturação superior a 40% nos últimos trinta dias, ou comparativamente com a do mês homólogo do ano anterior e deveria, ainda, resultar claro deste regime a possibilidade de lay-off parcial, assim como, a alteração do regime de férias de modo a permitir, desde já, a sua marcação.

Em carta enviada, ontem, ao Ministro da Economia, a ACAP exigiu que, ao ser declarado o Estado de Emergência no país, o que veio a verificar-se, o setor da assistência e reparação automóvel, assim como a venda de peças e acessórios, fossem considerados setores essenciais, para, assim, poderem continuar a funcionar.

O Governo atendeu às propostas da ACAP, sendo que os estabelecimentos de comércio de peças para automóveis e motos, assim como os serviços de manutenção e reparação destes veículos, poderão continuar abertos e em funcionamento, acrescendo a estes o comércio grossista e a prestação de serviços entre operadores económicos.

Aproveitamos para salientar que a Comissão de Mobilidade da DPAI/ACAP acaba de divulgar um folheto informativo, que poderá consultar aqui, a título recordatório, para apoiar as oficinas, quer na adaptação às medidas preventivas de propagação do coronavírus, quer no acesso às medidas de apoio que a ACAP tem vindo a divulgar.

Por último, foi lançado, hoje, um inquérito junto dos associados para que estes possam acompanhar o impacto da atual conjuntura económica, resultante da pandemia Covid-19 na atividade das empresas e no seu volume de negócios.

Os serviços da ACAP continuarão a manter o apoio aos associados, em regime de rotatividade e em respeito às medidas impostas pelo Governo.

20/03/2020


Subscribe to our newsletter

Subscribe to our newsletter and keep up to date